10 atividades para fazer nas férias

Mesmo sem viajar, o período de descanso pode ser repleto de diversão

Durante o ano, as famílias encontram uma rotina cronometrada para fazer com que a rotina de todos se encaixem: trabalho, escola, esporte e atividades extracurriculares entram na dança. Com a chegada das férias escolares, muitos pais enfrentam dificuldades de conseguir gerenciar o tempo das crianças, seja por causa do trabalho ou por conta da quantidade de dias livres, em que mesmo em viagens, as crianças tendem a ficar entediadas.

A professora de psicologia da educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Tânia Fortuna, afirma que é preciso buscar uma rotina mesmo nos dias de folga. “A completa falta de horários gera desorientação e desamparo. Por isso, é importante criar uma rotina mesmo nas férias, que ensine a criança que as férias são uma oportunidade para gerenciar o tempo de outro jeito.”

Para isso, a especialista recomenda envolver a criança no planejamento das férias, seja em uma viagem, seja em casa. “Isso não significa fazê-la de criança-rei, a quem todos obedecem, mas começar a ensinar questões de planejamento e noções de responsabilidade”, afirma.

Dividindo responsabilidades

Uma sugestão para pais que trabalham é buscar formar uma associação de três ou quatro famílias, que se revezarão nos cuidados com as crianças. Assim é mais fácil que cada um consiga se organizar para ficar com as crianças ou providenciar atividades para elas.

São necessários alguns cuidados para que o esquema funcione bem: “Precisam ser crianças que já tenham afinidade”. É importante também garantir que todos os pais estejam cientes das regras das outras famílias em relação à educação das crianças.

Confira abaixo uma lista de sugestões de atividades que garantem férias inesquecíveis:

1. Cozinhe

2. Faça pipas

3. Brinque de fazer roupas

4. Prepare um desfile de moda

5. Aprenda origami

6. Brinque de jardinagem e plantação

7. Faça bolhas de sabão

8. Aprenda arte com papel

9. Crie seu próprio brinquedo

10. Prepare um telejornal

0 respostas

Deixe uma resposta

Deixe sua opinião.
.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *