Democracia e Cidadania

O Ensino Fundamental estar comprometido com a democracia e a cidadania.
Nesse sentido, baseados no texto da Constituição de 88, os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs orientam a escola quanto aos princípios gerais que visam à consecução das seguintes metas:
  • respeito aos direitos humanos e exclusão de qualquer tipo de discriminação, nas relações interpessoais, públicas e privadas;
  • igualdade de direitos, de forma a garantir a equidade em todos os níveis;
  •  participação como elemento fundamental à democracia;
  •  co-responsabilidde pela vida social como compromisso individual e coletivo.
A LDB 9.394/96 tem na cidadania seu eixo orientador e se compromete com valores e conhecimentos que viabilizam a participação efetiva do aluno na vida social; em função disso, são 3 nossas diretrizes de ensino:
  • posicionamento em relação às questões sociais e visão da tarefa educativa como intervenção intencional no presente;
  • tratamento de valores como conceitos reais, inseridos no contexto do cotidiano;
  • inclusão dessas perspectivas no ensino dos diversos conteúdos escolares.
A inclusão de temas sócio-culturais no currículo transcende o âmbito das diversas disciplinas e corresponde aos Temas Transversais, preconizados pelos PCNs para o Ensino fundamental e que se caracterizam por:
  •  urgência social;
  • abrangência nacional;
  • possibilidade de ensino e aprendizagem no Ensino Fundamental;
  • favorecimento na compreensão da realidade social.